Cron - Centro Regional de Oncologia

Cuidados no Inverno | Sopas e Cremes para Aquecer

A alimentação e a nutrição inadequadas são classificadas como a segunda causa de câncer, que pode ser prevenido. Conforme dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), são responsáveis por até 20% dos casos de câncer nos países em desenvolvimento, como o Brasil, e por aproximadamente 35% das mortes pela doença. A nutricionista do Centro Regional de Oncologia (CRON), Luisa Arruda, alerta para os cuidados necessários, em especial no período de frio. Confira as dicas!

 

Sopas e Cremes para Aquecer

 

SOPAS E CREMES PARA AQUECER

Neste período, é bom preparar sopas e cremes, que podem ser variados no sabor e ingredientes. Também os chás, que aquecem e fazem bem para o organismo, cada um com suas propriedades.

O QUE FAZER? Cuidado para não esquecer da água nos dias frios. Ela é muito importante mesmo no inverno e nenhum outro líquido substitui sua função.

 

Algumas sugestões de receitas:

Sopa de creme de legumes com quinua

Ingredientes:
– 1 col. (sopa) de azeite extravirgem
– 2 dentes de alho picados
– 1 cebola média, picada
– 3 tomates sem pele e sem sementes, picados
– 2 abobrinhas picadas
– 1 batata-doce média, picada
– 1/2 maço de espinafre picado
– 1 litro de água
– Sal a gosto
– 3 col. (sopa) de quinua em focos
– Salsinha picada a gosto

Modo de Preparo: em uma panela, aqueça o azeite e refogue o alho, a cebola e o tomate. Em seguida, os legumes e a verdura. Junte a água e sal. Cozinhe até os ingredientes ficarem macios. Espere amornar e bata no liquidificador. Sirva polvilhada com a quinua e a salsinha.

Creme de moranga

Ingredientes:
– 1 moranga pequena;
– 4 batatas;
– 1 cenoura;
– 1 xícara de cebolinha;
– 1 xícara de salsinha;
– 1/2 cubo de caldo de legumes.

Modo de Preparo: corte a moranga ao meio e deixe no microondas durante 6 minutos. Descasque as batatas e a cenoura, corte em cubos e coloque em uma panela com pouca água para cozinhar. Adicione o caldo de legumes. Após esfriar, descasque a moranga e corte em cubos (a moranga pré-cozida ficará mais fácil de descascar), acrescente a moranga na panela com as batatas e a cenoura. Em uma frigideira coloque o temperinho verde e refogue com 1 colher de sopa de óleo de canola. Quando os legumes tiverem cozidos, bata tudo no liquidificar até formar um creme. Adicione ao creme o temperinho verde e misture. Leve para o fogao por 5 minutos e sirva.

Creme de ervilha

Ingredientes:
– 1 cebola pequena picada;
– 1 colher (sopa) de azeite;
– 2 batatas médias, sem casca, picadas;
– 1 litro de água;
– 2 1/2 xícaras de ervilha congelada;

Modo de Preparo: em uma panela média, refogue a cebola no azeite até murchar. Adicione a batata, o sal e a água e cozinhe até a batata ficar macia. Junte a ervilha e cozinhe por mais cinco a dez minutos. Retire do fogo, deixe esfriar um pouco e passe pelo processador até obter um creme homogêneo. Verifique o tempero e sirva.

 

Sopas e Cremes para Aquecer

 

Creme de brócolis

Ingredientes:
– 1 colher (sopa) de margarina light
– 1 cebola média picada
– 1 talo de aipo picado
– 2 dentes de alho picados
– 1 colher (chá) de tomilho ou salsinha picada
– 8 xícaras (chá) de brócolis picados
– 2 xícaras (chá) de água
– 4 xícaras (chá) de caldo de legumes
– ½ colher (chá) de sal
– Pimenta moída na hora a gosto

Modo de preparo: aqueça a margarina em fogo médio até que derreta. Adicione a cebola e o aipo. Cozinhe, mexendo de vez em quando, até ficarem macios, de 4 a 6 minutos. Acrescente o alho e tomilho (ou salsa), continue cozinhando por cerca de 10 segundos. Coloque o brócolis picado, adicione a água e o caldo de carne e leve para ferver em fogo alto. Reduza o fogo após a fervura e deixe cozinhar até que fique bem macio, cerca de 10 minutos. Retire do fogo e, aos poucos, bata no liquidificador até ficar homogêneo. Tempere com o sal e a pimenta e sirva em seguida.

Acompanhe as próximas dicas e informações!

Publicado originalmente em Jornal A Hora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ENDEREÇO

R. Geraldo Pereira, 405
Alto da Bronze, Estrela - RS, 95880-000

Fone

+55 51 3720.5018

E-mail

contato@cron.med.br

CONTATO

© 2018 CRON - CENTRO REGIONAL DE ONCOLOGIA