Cron - Centro Regional de Oncologia

CRON celebra 20 anos de história

Grande parte das organizações inovadoras, são fruto da maturidade de seus fundadores. O Centro Regional de Oncologia – CRON – é um exemplo desta construção. Liga-se ao ano de 1983, quando o médico Helio Roberto França Fernandes formou-se em Cirurgia Geral. E avança quando ele começou a trabalhar no Hospital Bruno Born, em Lajeado.

Em pouco tempo, o Dr. Fernandes percebeu a inexistência da especialidade de oncologia na região. Logo, investiu em um estágio de pós-graduação em Clínica Oncológica, desenvolvido no Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Buscava conhecimento para tratar a comunidade na região, pois a regra era o deslocamento para centros distantes.

O credenciamento do profissional pelo SUS chegou em 1985 e propiciou o início dos atendimentos do Dr. Fernandes junto ao Hospital Bruno Born. Na época, o hospital destinou uma pequena área física assim como uma enfermeira para esse fim. Com menos de 20 anos como especialidade médica – à época –, a oncologia estava distante da complexidade dos dias de hoje. Engatinhava na descoberta de meios de tratamento do câncer. Mas o desafio de avançar consagrou-se com a ideia de criar um centro especializado.

 

CRON celebra 20 anos de história

 

Início e ciclo virtuoso

Parte do sonho realizou-se em 2 de maio de 1998, quando o CRON abriu suas portas. Frutificava o idealismo dos médicos Hélio Fernandes, Ines Guterres e Paulo Esperon, respaldados pelos oncologistas Gilberto Schwartzmann e Algemir Brunetto. A iniciativa abriu espaço para o atendimento especializado aos pacientes de todo o Vale do Taquari. Reduziu o sacrifício das pessoas e tornou a relação mais prática. Iniciou-se também a qualificação do hospital e de toda a comunidade médica na área, começando um ciclo virtuoso de desenvolvimento.

A equipe foi enriquecida em agosto de 1998, com o ingresso do médico Hugo Schunemann. Profissional com grande experiência na Oncologia Clínica, que substituiu o trabalho valioso dos doutores Gilberto e Algemir, integrantes do grupo original.

A parceria com o Hospital Bruno Born permaneceu até 2006, quando as atividades foram transferidas para o Hospital Estrela. As atividades reiniciaram-se com os médicos Schunemann e Fernandes e a mudança manteve as diretrizes em torno da excelência. Em pouco tempo, ocorreu o primeiro investimento na área física. O esforço em conjunto com o hospital resultou em um arrojado projeto, específico para os pacientes da oncologia.

 

CRON celebra 20 anos de história

 

Além de “cases”, pessoas

Hoje, o CRON está instalado dentro de uma área bem dimensionada no complexo do Hospital Estrela. Oferece as melhores condições de conforto e segurança para as pessoas. A equipe multifuncional é composta por Hugo Schunemann e Renato Cramer, oncologistas; Viviane Fernandes e Juliana Kratochvil, hematologistas; Helio Fernandes, cirurgião oncológico; Larissa Kniphoff, psicóloga; Luisa Arruda, nutricionista; Karin Kayser, Daniel da Silva e Julia Jardim, enfermeiros; Renata Mallmann Kunzler, técnica de enfermagem; e Juliano Leipelt e Juliana Celuppi, farmacêuticos. Além de profissionais administrativos, que valorizam o acolhimento humano aos pacientes e familiares.

A evolução move a ideia pioneira. Manifesta-se na incorporação sistemática de novos esquemas terapêuticos e drogas avançadas, qualificação da equipe e visão permanente de futuro. Está na relação e confiança com a classe médica e no reconhecimento de pacientes e familiares pela dedicação e trabalho.

Assim o CRON comemora 20 anos. Uma organização que se transforma em instituição à medida que vê além de “cases”, mas pessoas com histórias de vida a serem desfrutadas plenamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ENDEREÇO

R. Geraldo Pereira, 405
Alto da Bronze, Estrela - RS, 95880-000

Fone

+55 51 3720.5018

E-mail

contato@cron.med.br

CONTATO

© 2018 CRON - CENTRO REGIONAL DE ONCOLOGIA