O câncer hoje

No horizonte da ciência, começa a nascer uma nova era para a oncologia clínica.

Os avanços nos meios diagnósticos permitiram a compreensão maior dos mecanismos das doenças malignas e abriu perspectivas imensas no tratamento. O mundo da oncologia começa a se mover numa outra direção e, situações antes sem perspectivas, começam a ser encaradas de outra maneira.

 

Câncer hoje

 

Ano a ano, a divulgação dos dados relativos à incidência, perspectiva de vida e cura, vem surpreendendo positivamente.

Os tratamentos passam a ser cada vez mais individualizados, respeitando características individuais do tumor e usando suas fraquezas para destruí-lo. Nossos tratamentos estão incorporados ao arsenal terapêutico e já se encontram à disposição dos pacientes.

Nunca, nos últimos 40 anos, a perspectiva pareceu tão promissora.

O número de novas drogas registradas recentemente, somado ao número de drogas livres em investigação, oferecerá um arsenal formidável para tratar o câncer em pouco tempo.

Mas que não seja esquecido, apesar da euforia dos oncologistas, que ainda é melhor – e de longe – prevenir do que remediar. Os bons hábitos, associados a prevenção e mesmo ao diagnóstico precoce, ainda é, porém, muito melhor que qualquer tratamento de quimioterapia, mesmo que com drogas ultra modernas, além de ser infinitamente mais barato.

Os ventos são bons, mas é a cautela que faz o bom marinheiro voltar ao posto.

 

Dr. Hugo Schünemann
Oncologista – CRM: 15663

Leia também: